Em geral, as fissuras anais devem curar ao longo do tempo e o uso de medidas não farmacológicas. O sucesso do seu tratamento reside na eliminação da diarréia ou constipação que pode promover e perpetuar o quadro clínico. Em primeira instância, você deve seguir as seguintes recomendações:
1. Você deve ter uma dieta rica em fibrase ingerir entre 20 gramas por dia com uma ótima hidratação entre 1,5 a 2 litros.
2. Você deve evitar passar muito tempo sentado no banheiro ou empurrar no banheiro.
3. Evite qualquer alimento ou medicamento que promova constipação ou diarréia, limita o consumo de alimentos ricos em gorduras e álcool.
4. Você deve continuar a analgesia no creme conforme indicado e por via oral. Execute banhos de assento 2-3 vezes ao dia com água morna ou quente, tendo o cuidado de que não esteja muito quente porque pode queimar-se.
5.Faça atividade física, alcance seu peso ideal, evite assentar ou ficar de pé por longos períodos de tempo e possuir higiene anal e perianal adequada.
Se ainda assim, os sintomas persistirem, você deve ir a um clínico geral ou proctologista para avaliar se é que, além da fissura anal, há uma fístula ou alguma complicação que não permite uma evolução adequada.